História

Anos 50: Visita do Cel. Elias Fernandes ao Quartel do Corpo de Bombeiros de Campina Grande

Anos 50: Visita do Cel. Elias Fernandes ao Quartel do Corpo de Bombeiros de Campina Grande

A Lei nº 31, de 10 de novembro de 1947, do Governo do Estado da Paraíba cria uma Secção de Bombeiros de Campina Grande, publicada no Diário Oficial de 11 de novembro de 1947, na Gestão do Governador Osvaldo Trigueiro e Albuquerque Melo.

Art. 1º – Fica criada na cidade de Campina Grande uma Secção de Bombeiros, com o efetivo e o material constantes nos quadros anexos, e subordinada a Companhia de Bombeiros sediada na capital do Estado.

Art. 2º – Para ocorrer às despesas decorrentes da presente lei, fica o Poder Executivo autorizado a abrir, pela Secretaria do Interior e Segurança Pública, o crédito de quinhentos mil cruzeiros (Cr$ 500.000,00).

Art.3º – Revogam-se as disposições em contrário.
Palácio do Governo do Estado em João Pessoa, 10 de novembro de 1947; 59ª da Proclamação da República.

Antiga sede do Corpo de Bombeiros de Campina Grande na década de 80

Antiga sede do Corpo de Bombeiros de Campina Grande na década de 80

O Quartel do Corpo de Bombeiros na cidade de Campina Grande foi construído na Gestão do Governador José Américo de Almeida e, teve sua inauguração no dia 5 de setembro de 1953, num prédio anexo ao 2º Batalhão de Polícia Militar.

Por ocasião da inauguração o Comandante Geral da Polícia Militar, o CEL PM Ivo Borges, se fez presente. A unidade do Corpo de Bombeiros foi denominada de 2ª Seção de Combate a Incêndio, contava com um efetivo de 31(trinta e um) Bombeiros, tendo como comandante o 2º TEN PM Gumercindo Fernandes de Oliveira.

No dia 6 de março de 2006, foi inaugurada a nova instalação do Corpo de Bombeiros na cidade de campina Grande, localizado à Avenida Almeida Barreto nº. 428, no Bairro de São José.

Quartel atual do Corpo de Bombeiros de Campina Grande

Quartel atual do Corpo de Bombeiros de Campina Grande

Com advento da Lei Nº. 8.444 de 28 de dezembro de 2007, passou a ter a denominação de 2º Batalhão de Bombeiros Militar; sendo responsável por todas as atividades operacional nas ações de bombeiro e defesa civil, na área de sua atuação.

A estrutura organizacional do Batalhão é composta por: Comando, Companhia Regional de Bombeiro Militar (CRBM), Centro de Atividades Técnicas (CAT), Companhia de Bombeiro Militar (CBM) e Companhia de Comando e Serviço (CCSv); atualmente conta com um efetivo de 173 ( cento e setenta e três ) Bombeiros Militares e tem como área de atuação 67 (sessenta e sete) municípios, abrangendo as regiões do Brejo, Curimataú e Cariri paraibano.

Cel Jair Carneiro de Barros

Fique sempre atualizado!

Cadastre-se no campo ao lado e receba nossas novidades por e-mail.
Obs: Você receberá um email de confirmação. Por favor, leia-o e confirme o cadastro.
Email: